2º Geração do Romantismo e mal-do-século (ultrarromantismo)


A principal característica dessa geração é a evasão da realidade, mas agora o indivíduo não se volta mais para a natureza. A evasão da realidade agora se caracteriza por momentos trágicos, o herói romântico encontra a solução de seus problemas chegando até ao suicídio. Além dessa característica, a segunda geração conta com o pessimismo, a dor existencial, o sofrimento e o isolamento (SOUZA, [s.d.]).
Essa geração tem atitudes que foram conhecidas como “mal-do-século” e receberam também o nome de “geração ultrarromântica”.


Pintura: Theodore Géricault. Fonte: Poesias Cotidianas.

Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os sofrimentos do Jovem Werther é um romance de Johan Wolfgang von Goethe, que conta a história de um jovem que possui um amor impossível por uma moça que já está prometida em casamento para outro. Infelizmente, o jovem Werther não consegue superar a dor de não poder tê-la e acaba se suicidando com um tiro na própria cabeça.
Após ser publicado pela primeira vez, em 1774, houve uma onda de suicídios na Europa que foi supostamente influenciada pela obra de Goethe, e recebeu o nome de “efeito Werther”. Porém, nunca foi comprovado de fato que o romance tenha influenciado essas mortes.

Aqui, há um trecho da obra de Goethe, onde ele descreve a morte de Werther:


Fonte: <https://goo.gl/I5exZl>


Essa obra, na época, chocou e comoveu a todos. Depois de ter sido acusada de ter influenciado na onda de suicídios que se sucederam, foi possível observar como a Literatura tinha influência sobre o modo de pensar e agir da sociedade. Os sofrimentos do jovem Werther foi considerado o marco inicial do romantismo, pois trouxe em sua essência todas as características principais do movimento: o amor platônico, a depressão, o romance, a expressão pura de sentimentos e a valorização da mulher. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog